Intangíveis e invisíveis: Ativos valiosos de nosso dia a dia

Reconhecemos, a partir da segunda metade do século XX, como os recursos que passaram a influenciar a representação do acréscimo de valor de produtos e empresas perdiam substância física: se tornavam menos tangíveis. Desde o conhecimento, através do capital intelectual que as empresas reuniam em suas equipes, e o perfil do conteúdo que os produtos levavam com eles, ao tratamento dado à imagem e à relação com os clientes e inúmeros outros fatores. Começamos a reconhecer a diferença que informação e conhecimento passaram a fazer. A informação passou a ganhar destaque como insumo central.

Sociedade do Conhecimento, Nova Economia, Indústria 4.0 entre outras expressões ganharam destaque e estão cada dia mais presentes nesse ambiente. Produtos e empresas têm valor substancialmente aumentado não apenas por insumos materiais, mas, em alguma medida, cada vez menos pela matéria física que as constitui. Elementos que não tocamos ou vemos, e por vezes apenas sentimos, passaram a representar variáveis importantes nessa equação dos intangíveis na atualidade.

E como identificar e tratar esses elementos quando desejamos saber como nosso produto, projeto ou empresa está constituído? Que referenciais usar? Desafios da Contemporaneidade!

Como fazíamos? E hoje, como fazemos? E em relação ao futuro que já já chegará, como faremos? Reconhecer o que sabemos e o que nos é requerido fazer confirma a necessidade de atualização e aprendizado constante e a diferença que informação e conhecimento passam a representar nesses processos. José Carlos Marion (2007) usa a metáfora de uma árvore sugerindo possibilidades e oportunidades para trilharmos esse caminho. Ele fala sobre as dinâmicas ocultas que influenciam resultados e nem sempre são consideradas nas avaliações.

Fonte: MARION, 2007, p. 4

Do paralelo com a árvore, ele nos provoca mostrando que ao não observarmos aquilo que não vemos explicitamente nela (como suas raízes e todo o ambiente ali por baixo) podemos estar perdendo informações importantes para avaliar seu desenvolvimento e seus resultados. Dos nutrientes, que podem contribuir para a otimização da produtividade e dos resultados, às pragas e doenças, que podem levar a danos e problemas futuros, temos um conjunto amplo de variáveis a observar e levar em consideração para prever problemas e melhorar resultados (MARION, 2007).

Marion destaca, em 2007, empresas com participação em mercados com valores crescentes reconhecidos e mobilização de ativos majoritariamente sem substância, como Visa, Yahoo, Amazon, Nike e América OnLine (AOL)/Time Warner (MARION, 2007). Em 2018, temos Apple, Amazon, Microsoft, Alphabet (conglomerado de empresas que inclui marcas como Google) e Facebook entre as empresas com maior valor de mercado, sendo a Apple a primeira empresa privada a alcançar o valor de mercado de US$ 1 trilhão, segundo a Economática (empresa especialista no desenvolvimento de sistemas para análise de investimentos, atuando na coleta e gerenciamento de bancos de dados de alta confiabilidade, desenvolvimento contínuo de ferramentas analíticas de alto desempenho e informações sobre o mercado de capitais globais).

Traços da Contemporaneidade, evidências destacadas da Nova Economia, novas dinâmicas nas relações sociais e profissionais, na constituição da imagem de empresas e produtos com consequências para os resultados nos negócios. Várias questões para refletirmos juntos. Como vocês têm olhado para essa realidade? Como isso tem impactado seu segmento profissional?

Venha conversar conosco nesta quinta-feira, dia 06/12/2018, no auditório do CRC-RJ, no Seminário Ativos Intangíveis e Não Visíveis, das 9h às 18h. Inscrições gratuitas. 

Referência:

MARION, José Carlos. Reflexões sobre Ativo Intangível, 2007. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/242514252_REFLEXOES_SOBRE_ATIVO_INTANGIVEL&gt; Acesso em 05 agosto 2017

Publicado originalmente no LinkedIn, em 4 de dezembro de 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s