Informação e Dados: importantes recursos para avaliar e monitorar

Um horizonte de oportunidades.

Avaliação é o momento de sumarização dos processos de obtenção e extração de informação sobre os resultados de uma atividade realizada. Monitoramento é o processo constante de obtenção e análise de dados sobre uma atividade realizada que constituirá (ou pode constituir) uma Avaliação. Em ambos os processos, informação e dados são os insumos para sua concretização.

Quantitativos e qualitativos. Estes recursos podem ser representados por conteúdos numéricos e/ou textuais, em imagens estáticas e/ou dinâmicas, ou mesmo em áudio. São os insumos principais para considerações sobre os processos e a conclusão de uma atividade.

Mas o que fazer com eles?

A pergunta não é exatamente essa, mas: Por que vou avaliar? Para que estou monitorando?

Ter ciência do objetivo do monitoramento e da avaliação apóia a construção das perguntas que nortearão a seleção e obtenção dos dados e informações que mobilizarão o monitoramento e levarão aos resultados da avaliação. Isso compreende conhecer o objeto da avaliação e monitoramento (M&A) e ter sensibilidade às suas nuances, oportunidades e limitações, favorecendo a condução do processo.

Reunir uma equipe multidisciplinar, definir os conceitos que pautarão os objetos do M&A, os modelos metodológicos e os instrumentos utilizados são aspectos sensíveis e essenciais do trabalho.

Com interesse em aproximar o resultado final do que fora planejado, a partir do monitoramento buscam-se observar marcos parciais das atividades, permitindo-se ajustes durante o processo, reorientações ou mesmo redesenho de objetivos ou metas. Produz insumos para melhorias contínuas e otimização dos recursos investidos e dos resultados.

Com interesse em verificar o que se alcançou ao final do processo de realização de uma atividade, ao final da avaliação tem-se a concretização do que fora previsto, ou do que se alcançou em relação ao previsto. Não dedicado apenas a mensurar a resultante do investimento, a documentação de uma avaliação pode produzir um sumário com importantes orientações sobre melhorias em realizações futuras.

Mecanismos orientados a resultados objetivos e, muitas vezes, específicos; processos de monitoramento e avaliação são essenciais na potencialização de resultados. Reconhecendo oportunidades de melhoria através do Monitoramento. Reconhecendo os resultados da obra finalizada.

Processos de melhoria contínua, de aprimoramento, de busca por realizações que se aproximem do que fora planejado. Abertos e passíveis de ajuste, mas pautados em processos com rigor conceitual e metodológico, mas também sensibilidade, intuição… com o feeling de quem conhece muito bem aquilo que está fazendo.

Publicado originalmente no LinkedIn, em 4 de junho de 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s